Para a familia dos metais, contamos na Allegro com aulas de Trompete, Trombone, Tubas e Eufônio (Bombardino).
Clique na foto do instrumento desejado para saber mais!
O trompete é um instrumento musical de sopro, um aerofone da família dos metais, caracterizada por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal. É também conhecido como pistão (por metonímia). Quem toca o trompete é chamado de trompetista. O trompete é um tubo de metal, com um bocal no início e uma campana no fim. A distância percorrida pelo ar dentro do instrumento é controlada com o uso de pistos. Além dos pistos, as notas são controladas pela pressão dos lábios do trompetista e pela velocidade com que o ar é soprado no instrumento.
Se trata de um instrumento transpositor, o que significa que a nota escrita no papel não é a mesma que é ouvida.
A maioria dos trompetes modernos é afinada em Si♭ (Si bemol), o que significa que quando um músico toca uma nota escrita como C, o som ouvido é B♭ (Si bemol)
é um instrumento de sopro de metal com um som brilhante e penetrante. Ele faz parte da família dos metais e é conhecido por seu papel fundamental na música clássica, jazz, música popular e uma variedade de estilos musicais, é freqüentemente destaque em solos e melodias, mas também desempenha um papel importante na seção de metais de muitas bandas e orquestras.
A trompa é um instrumento musical de sopro, um aerofone da família dos metais, caracterizado por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal.
Quem toca a trompa é chamado de trompista. A trompa é um tubo de metal, com um bocal no início e uma campana no fim.
A distância percorrida pelo ar dentro do instrumento é controlada com o uso de válvulas rotativas.
Além das válvulas, as notas são controladas pela pressão dos lábios do trompista e pela velocidade com que o ar é soprado no instrumento.
Ela é afinada em Fá e, na sua partitura, ela é representada cinco notas acima do que seria o som real.
A trompa se trata de um instrumento de sopro de metal com um som suave e redondo.
Ele faz parte da família dos metais e é conhecido por seu papel fundamental na música clássica, jazz, música popular e uma variedade de estilos musicais,
é freqüentemente destaque em solos e melodias, mas também desempenha um papel importante na seção de metais de muitas bandas e orquestras.
O trombone é um aerofone mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba.
Há duas variedades de trombone, quanto à forma:
Trombone de Pisto: Utiliza pistos mecânicos como o trompete.
Trombone de Vara: Possui uma válvula móvel (vara), que, ao ser deslizada, altera o tamanho do tubo, mudando a nota. São várias as particularidades da vara:
Faz com que o trombone apresente todas as notas dentro da sua extensão.
A família do trombone apresentava originalmente os instrumentos Soprano, Contralto, Tenor, Barítono e Baixo. Com a evolução da música, alguns tipos foram sendo abandonados. O instrmento tem uma história rica que remonta ao século XV.
Trombones foram usados em cerimônias religiosas, fanfarras e música de corte ao longo da história, seu design na modernidade foi desenvolvido durante o período renascentista.
O Romantismo consagrou o trombone tenor como o mais nobre da família. Na atualidade utilizam-se muito frequentemente o trombone Tenor-Baixo, em Fá - Si bemol.
. O trombone é um instrumento de sopro de metal versátil e distinto, conhecido por seu som encorpado e suas aplicações variadas em uma ampla gama de estilos musicais. Sua habilidade de produzir tons expressivos e sua importância em seções de metais fazem dele um instrumento valioso em muitas formações musicais.
O nome do instrumento Eufônio provém da palavra Euphonium que significa “som bonito”. Assim é chamado por ter o timbre mais suave e “redondo” que o do trombone. Usualmente tem 4, 5 ou 6 válvulas e também é conhecido como tuba tenor. A sua extensão é semelhante à do trombone e à do fagote, alcançando 4 oitavas. O eufónio é caracterizado por um timbre escuro, suave e delicado. Também conhecido como bombardino em algumas regiões.
O somé produzido quando o músico vibra seus lábios no bocal, criando uma coluna de ar que ressoa através do tubo.
Pressionando as válvulas, o músico pode mudar o caminho da coluna de ar, o que resulta na alteração da afinação e altura das notas.
O eufônio é afinado em Si♭ (Si bemol) na maioria das vezes, o que significa que quando o músico toca a nota escrita C, é ouvido um Si♭.
O eufônio é um instrumento versátil usado em várias configurações musicais, incluindo bandas de sopros, bandas de metais, orquestras e grupos de música de câmara.